Bem-vindo ao blog da Melnick
Aqui você encontra conteúdos e notícias sobre a nossa empresa e temas que fazem parte do nosso dia a dia. Aproveite este espaço e fique por dentro das nossas novidades
MELNICK ENTREGA UM NOVO ESPAÇO PARA OS PORTO-ALEGRENSES DESFRUTAREM
Na manha desta quarta-feira, dia 7 de fevereiro, foi celebrada a entrega da revitalização do lago do Parque Moinhos de Vento, carinhosamente conhecido como Parcão pelos moradores de Porto Alegre. O evento contou com a presença do Prefeito da cidade, Sebastião Melo, do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, e dos representantes das empresas que adotaram o espaço (Melnick, Hospital Moinhos de Vento, Panvel, Tramontina e Grupo Zaffari).
Com um investimento total de R$ 3,1 milhões, a reforma foi viabilizada pela Melnick por meio da conversão dos índices construtivos, conhecido por Termo de Alienação de Solo Criado em Contrapartida (TASCC), do empreendimento Nilo Square, da Nilo Peçanha. Esse valor foi destinado para a transformação do lago do Parcão em um espaço revitalizado, que está em conexão com o movimento I Love Poa, promovido pela Melnick, que tem como propósito transformar Porto Alegre em um lugar cada vez melhor para todos.
“O desenvolvimento econômico e social caminham lado a lado. Ao desenvolvermos empreendimentos na cidade, somos capazes de gerar contrapartidas significativas e realizar obras de maior magnitude como esta”, comenta Marcelo Guedes, vice-presidente de Operações da Melnick.
Claudia Lima, gerente de lançamentos da Melnick, explica que embora a empresa pudesse simplesmente cumprir as exigências municipais pagando o valor do índice construtivo, optaram por se envolver mais ativamente. “Preferimos converter esta obrigação em uma verdadeira contrapartida para a cidade. Temos um compromisso com a transformação urbana e estamos dedicados a contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de Porto Alegre“, enfatiza.
O projeto de revitalização abrangeu uma variedade de intervenções para melhorar o lago do Parque Moinhos de Vento. Isso incluiu o desassoreamento, o reparo dos sistemas de drenagem e um trabalho de paisagismo. Além disso, houve um foco especial no manejo e monitoramento da fauna e flora locais. Um total de 19 espécies diferentes foi cuidadosamente acomodado no espaço, enquanto a flora local foi preservada para garantir sua sobrevivência e proteção dos ninhos das espécies presentes na área.
Claudia explica: “Para garantir a preservação da fauna e flora local, foram conduzidos diversos estudos ambientais pela Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente – empresa contratada pela Melnick, e contou com orientação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus) – que teve uma atuação superimportante para esse processo”.
Todos os patos foram removidos e encaminhados para uma instituição determinada pelos técnicos da Smamus, enquanto outras espécies foram preservadas, incluindo cerca de 300 tartarugas catalogadas e numeradas.
Além disso, a profundidade do lago foi aumentada em até um metro, graças a uma dragagem que retirou aproximadamente 5.000 m³ de lodo. A cascata foi restaurada e aeradores foram instalados para melhorar a qualidade da água. O entorno do lago foi reconfigurado, incluindo a adição de cinco áreas com bancos e vegetação, um deque de pedra expandido na borda e 6.000 metros quadrados de novos elementos de paisagismo. O moinho de vento, cartão postal da cidade, recebeu uma nova pintura externa, enquanto um chafariz foi instalado no centro do lago para promover a circulação da água e favorecer a oxigenação.
A Melnick, em parceria com os demais adotantes, contratou um grafiteiro local para embelezar a área externa dos banheiros públicos do Parcão com um grafite descontraído, adicionando ainda mais charme ao ambiente em torno do lago.
Durante os 11 meses de realização das obras, foram conduzidas ações de educação ambiental em seis escolas e 187 estabelecimentos comerciais da região, além de plantões de comunicação direcionados aos frequentadores do parque.
Para Marcelo Guedes, esta entrega representa um marco significativo para a empresa. “É uma honra como porto-alegrense poder apresentar à comunidade o lago do Parcão totalmente revitalizado. Foram meses de intenso trabalho, com especial atenção voltada para a preservação da fauna e flora locais, o que demandou diversos estudos e análises ambientais. Esta entrega reforça nosso compromisso de transformar o jeito de morar, trabalhar e conviver das pessoas “.
“Temos implementado diversas melhorias no parque, como a entrega do novo playground, aprimoramento das quadras e construção da pista de caminhada. É importante destacar que todas essas ações são de cunho social, não envolvendo contrapartidas específicas. Trabalhamos em colaboração com o grupo de adotantes e, junto com o Parcão, assumimos a responsabilidade por outras oito praças na cidade”, completa Guedes.
Localizado em uma área tradicional da capital gaúcha, o Parque Moinhos de Vento se destaca como um importante espaço de lazer, frequentado por moradores de uma das regiões mais nobres da cidade. Com essa revitalização, os usuários do Parcão agora podem desfrutar de um ambiente renovado, que valoriza a natureza e promove o bem-estar de todos.
Sobre a Melnick
Referência no segmento imobiliário e líder em alto padrão, a Melnick é uma das maiores construtoras e incorporadoras do Rio Grande do Sul. Com origem na Melco, fundada por Milton Melnick em 1970, há mais de 50 anos vem promovendo a qualidade de vida por meio de projetos arrojados e empreendimentos de alto padrão. Além disso, é a marca mais lembrada, querida e desejada do setor, tendo construído mais de 1 milhão de metros quadrados e desenvolvido liderança nos lançamentos imobiliários de Porto Alegre nos últimos anos. Excelência e conhecimento de mercado são sinônimos da marca Melnick.