No início de 2023, o índice de atividades turísticas no Rio Grande do Sul subiu 7,5% – a melhor marca entre os estados brasileiros. O dado é de um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também constatou que o turismo gaúcho se encontra 14,2% acima do patamar pré-pandemia.
Os números positivos indicam boas oportunidades de investimentos nos hotéis do Estado, principalmente em propriedades localizadas na região metropolitana da capital. Entre elas, destaca-se o Intercity Canoas, empreendimento de sucesso da Melnick desenvolvido em parceria com a rede Intercity. Apesar de ter sido inaugurado há pouco mais de um ano, o empreendimento vem registrando ocupação acima da média.
A localização privilegiada é um dos grandes trunfos do hotel. Ele está situado na Avenida Getúlio Vargas, junto à BR 116, uma via de grande fluxo, que funciona como eixo comercial e de saúde, conectando Porto Alegre à região metropolitana e às principais cidades turísticas do estado, como a Região das Hortênsias e o Vale dos Vinhedos.
A Arena do Grêmio e o Estádio Beira Rio, por exemplo, ficam a apenas 8,6 km e 20 km de distância, respectivamente. Já o Aeroporto Salgado Filho está a 10 minutos do hotel.
Outra vantagem importante é que o Intercity Canoas fica dentro de um dos maiores complexos multiuso do Rio Grande do Sul. Trata-se do Maxplaza, que tem mais de 57 mil metros quadrados de área construída.
– O local abriga o hotel e tem o primeiro Hub da Saúde, com diversas clínicas médicas de grande porte, assim como um Mall com lojas, torres residenciais e torre comercial. Dessa forma, temos um complexo muito completo – explica o gerente-geral de Novos Negócios da Melnick, João Paulo Maria.
Além de poder aproveitar toda a infraestrutura do Maxplaza, quem se hospeda no Intercity Canoas conta com academia, estacionamento próprio, bar e restaurante para mais de 150 pessoas à disposição. O hotel também é pet friendly e tem um dos maiores centros de eventos da região metropolitana, que pode ser dividido em até quatro espaços, com capacidade para receber mais de 500 pessoas.
Apesar de ter sido inaugurado há pouco mais de um ano, em agosto de 2022, o Intercity Canoas já se consolidou como uma conceituada opção de hospedagem na região. Prova disso é que vem obtendo excelentes resultados.
– Os hotéis costumam se comportar no primeiro ano de operação em um formato de “ramp up”. Isso quer dizer que vão crescendo sua média de ocupação e diárias ao longo dos primeiros anos. No Intercity Canoas essa curva já começou alta, com ocupações e diárias acima da média do mercado. E nesse primeiro ano de operações isso só vem aumentando, tanto que já existe distribuição de resultados para os acionistas desde o início da operação, o que não é comum em empreendimentos similares – ressalta João Maria.
O empreendimento conta com 162 acomodações, sendo que algumas ainda estão disponíveis para venda. Inicialmente, os investidores tinham de comprar 100% de cada unidade. Agora, o hotel abriu vendas em sistema de cotas, que custam a partir de R$ 80 mil.
– O adquirente realiza a aquisição de uma parte do quarto, denominado cota, e no mesmo momento já vincula ao Pool hoteleiro. Todas as receitas são divididas pela participação da propriedade no todo. Isso quer dizer que o cliente não precisa ficar exclusivamente no quarto que adquiriu para ser rentabilizando. Além disso, espaços como o restaurante do hotel e o centro de eventos geram receitas para os proprietários – conta o gerente-geral de Novos Negócios da Melnick.
Para o especialista, o Intercity Canoas é uma boa oportunidade de investimento para pessoas de todas as partes do estado. O fato de o hotel ser administrado pela Intercity, uma das marcas mais consagradas quando o assunto é gestão hoteleira no Rio Grande do Sul, traz ainda mais segurança aos compradores.
– Aliado a tudo isso, é um produto em plena atividade. Dessa forma, se torna um investimento de retorno em curto prazo. Por fim, também é um bom negócio para quem gosta de viajar, visto que todos os investidores participam da rede de oportunidades do grupo Intercity e têm descontos exclusivos nos hotéis da rede – finaliza João Maria.