A premiação mais esperada da construção civil gaúcha reuniu mais de 500 pessoas, na noite da última segunda-feira (09), no Square Garden, para a entrega do prêmio Melhores do Ano, promovido pela Melnick. Ao chegar a sua 22ª edição, a distinção considerada o “Oscar da construção civil” no Rio Grande do Sul, premiou 54 fornecedores em 16 categorias pelo desempenho em 2022. O objetivo do evento, cuja apresentação nesse ano conduzida pela jornalista Alice Bastos Neves, é de reconhecer e valorizar suas equipes de obras e principais parceiros e fornecedores, promovendo a excelência dos produtos e serviços.
Três obras também foram reconhecidas: a Open Canoas, premiada no Programa de Avaliação de Segurança (PAS), a do Arte Country Club, agraciada no Programa de Avaliação de Desempenho e Conformidade nos Processos de Qualidade (PAP) e a obra do Linked Teresópolis, que recebeu o prêmio pela Melhor Performance em Assistência Técnica.
Conforme o presidente do conselho de administração da empresa, Leandro Melnick, a premiação consagra, ano após ano, o desempenho em segurança do trabalho e a preocupação em resguardar as vidas das pessoas que trabalham nas obras da Melnick.
Leandro afirma que a Melnick tem uma real clareza de que a relação com os fornecedores, empreiteiros e funcionários faz da companhia uma incorporadora estendida. Para ele, a valorização vai além e engloba toda a cadeia produtiva, o que leva as empresas a quererem sempre bater as suas metas e desafios, melhorando ainda mais a qualidade de produtos.
A Melnick é reconhecida por seu compromisso com a qualidade técnica em todas as fases de suas obras. Desde os estudos preliminares até os acabamentos finais, a empresa investe consistentemente nos melhores fornecedores, profissionais experientes e materiais de alta qualidade para entregar empreendimentos acima das expectativas para os clientes e para as regiões onde estão inseridos.
“Tem algum tempo já que trabalhamos nessa ideia de transformação da cidade e ela se alonga também no sentido da transformação do setor por esse tipo de evento de valorização do ser humano”, completa Leandro. Para ele, é possível avaliar esse processo sob várias perspectivas, como uma empresa de capital aberto, focada em Porto Alegre, que acredita que pode ser um agente protagonista na transformação da cidade.
Em função disso, para Leandro, mais do que um orgulho, o prêmio representa a continuidade dos valores da empresa. “Eu lembro quando eu tinha uns 10 anos, eu ia todos os anos ao churrasco das obras com meu pai, depois a gente começou a fazer esse churrasco para todos os nossos colaboradores, então ele se transformou nessa confraternização que é o Melhores do Ano”.
Para o diretor de engenharia da Melnick, Rubem Piccoli, o prêmio é o maior evento da construção civil do Estado, promovido por uma empresa que realiza a integração entre as equipes e os parceiros, reconhecendo o trabalho de cada um deles. “A premiação da questão técnica e de segurança são muito relevantes para nós e também a valorização do nosso time, por meio da força de trabalho das equipes da empresa, parceiros, prestadores de serviços e fornecedores que fazem essa grande máquina de engenharia que é a Melnick”, afirma.
Para ele, o foco nas pessoas tem reflexo direto na melhoria contínua dos processos e consequentemente dos produtos. “Esses dois pontos estão ligados e conseguimos comprovar isso no dia a dia da obra, na qualidade de cada uma delas”.
O prêmio Melhores do Ano é uma tradição de 24 anos, mas devido à pandemia de COVID-19 estamos realizando a 22ª edição após um intervalo de 2 anos. A premiação reconhece nossos valiosos parceiros de mão de obra com base em uma avaliação abrangente que considera critérios como qualidade, cumprimento de prazos, colaboração/atendimento, segurança dos funcionários e limpeza das áreas de trabalho. Esses critérios são avaliados com base em ponderações definidas de acordo com o tempo de execução, análise das gerências de obra demais setores envolvidos.
A Melnick agradece aos colaboradores, equipes de obras, parceiros, fornecedores e patrocinadores da 22ª edição do Melhores do Ano.