Bem-vindo ao blog da Melnick
Aqui você encontra conteúdos e notícias sobre a nossa empresa e temas que fazem parte do nosso dia a dia. Aproveite este espaço e fique por dentro das nossas novidades
MELNICK PROMOVE ENCONTRO COM O DESIGN HUGO FRANÇA
A incorporadora e construtora Melnick promoveu, na noite de segunda-feira (16) um evento especial para clientes, arquitetos e profissionais da construção civil: um talk com o renomado artista e designer gaúcho Hugo França. O objetivo do encontro foi proporcionar uma oportunidade única de conhecer mais sobre a trajetória, as inspirações e o trabalho do artista que se destaca por transformar resíduos florestais em esculturas mobiliárias.
A mediação do evento ficou a cargo do arquiteto Tiago Guaragna, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Melnick, proporcionando um bate-papo intimista sobre design e arquitetura, conduzindo as perguntas e estimulando a interação entre os convidados. O evento ocorreu na Panadería Del Este, um espaço aconchegante localizado junto ao stand de vendas do recém-lançado empreendimento da Melnick: o Casa Moinhos. O local foi cuidadosamente organizado para proporcionar um ambiente propício para a troca de ideias.
Durante o talk, Hugo França, que integra o conceito arquitetônico do Casa Moinhos, compartilhou suas experiências, destacando sua relação com a natureza e sua paixão por transformar materiais descartados em verdadeiras obras de arte, como o banco Amãtiti, que vai compor o salão de festas do empreendimento. Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o início de sua carreira, a origem do seu processo criativo e sua visão única sobre design sustentável.
“Meu primeiro contato com o desmatamento predatório da Mata Atlântica foi muito impactante. Comecei a pensar em fazer algo que estivesse associado com a mata e com a educação ambiental. Foi então que resolvi usar como matéria-prima o que sobrava desta destruição e utilizar parte das árvores que não eram aproveitadas. Foi a partir disso que comecei a desenvolver meu trabalho”, relembra Hugo.
A madeira do banco Amãtiti saiu toda de baixo da terra, vem do reaproveitamento de uma raiz muito grande, de uma árvore de extrema importância, pouco conhecida na literatura botânica brasileira, chamada Pequi Vinagreiro. “Essa árvore possivelmente tinha em torno de mil anos. A criação desta peça parte das formas naturais que encontrei neste resíduo florestal”, conta.
RELAÇÃO ARTE, DESIGN E ARQUITETURA
Para o artista, arte, design e arquitetura estão muito ligados. “Meu trabalho é uma fronteira entre a arte e o design, que classifico como esculturas mobiliárias. Fico muito feliz em ter uma obra exposta no salão de festas do Casa Moinhos, em um ambiente de confraternização de pessoas. Minhas peças sempre têm esta conotação lúdica. As pessoas gostam muito de interagir com as obras, principalmente as crianças. Isto é muito importante porque também uso meu trabalho como uma ferramenta para educação ambiental, falando da importância deste tema neste momento que estamos vivendo”.
“O empreendimento Casa Moinhos tem esse conceito de trazer a brasilidade, de usar os nossos designers brasileiros e a matéria-prima do nosso país. Desde o início da conceituação, fomos atrás de materiais que representasse o Brasil. O banco do Hugo França é um exemplo magnífico disso, é o uso da madeira, um material que é nosso, produzindo uma obra de arte de design que ficou tão bonita e que combina e dá uso para uma área social do nosso empreendimento”, define a arquiteta Fernanda Rabin, sócia do escritório Roseli Melnick Arquitetura & Interiores, responsável pelo projeto.
A BELEZA DE SER BRASILEIRO
A mistura de materiais naturais com design sofisticado e exclusivo, de pessoas e talentos é o que torna o Brasil um lugar único no mundo. O Casa Moinhos nasceu da união de diversos talentos da arquitetura e do design do País, como Hugo França, Zanini de Zanine, Susana Nedel, Roseli Melnick, entre tantos outros, criando uma mistura puramente brasileira.
“A produção artística brasileira é excelente e muito valorizada fora do brasil nas grandes mostras internacionais. Isso está muito ligada à nossa cultura criativa. O brasileiro tem este talento em criar peças que deixam os estrangeiros muito encantados. Participo de muitas feiras internacionais e a produção brasileira tem feito muito sucesso lá fora”. Os moradores do Casa Moinhos terão uma convivência excelente, estabelecendo um vínculo muito forte com a arquitetura que faz referência ao Brasil, com nossa cultura e nosso país. Além disso, o espaço proporciona uma grande oportunidade para designers e artistas mostrarem suas produções, permitindo que as pessoas convivam com conceitos que são nossos”, finaliza Hugo França.
O evento proporcionou um momento de aprendizado, reflexão e inspiração para todos os participantes. A Melnick reafirma seu compromisso em trazer experiências transformadoras para seus clientes e profissionais da área, buscando sempre promover o diálogo e a valorização da arte, do design e da arquitetura brasileira.
Sobre a Melnick
Referência no segmento imobiliário e líder em alto padrão, a Melnick é uma das maiores construtoras e incorporadoras do Rio Grande do Sul. Com origem na Melco, fundada por Milton Melnick em 1970, há mais de 50 anos vem promovendo a qualidade de vida por meio de projetos arrojados e empreendimentos de alto padrão. Além disso, é a marca mais lembrada, querida e desejada do setor, tendo construído mais de 1 milhão de metros quadrados e desenvolvido liderança nos lançamentos imobiliários de Porto Alegre nos últimos anos. Excelência e conhecimento de mercado são sinônimos da marca Melnick.