Bem-vindo ao blog da Melnick

Aqui você encontra conteúdos e notícias sobre a nossa empresa e temas que fazem parte do nosso dia a dia. Aproveite este espaço e fique por dentro das nossas novidades

A Melnick - 09/05/2023

PARCERIA ENTRE MELNICK E GRUPO YASHAR TRAZ PANADERÍA DEL ESTE PARA O BAIRRO MOINHOS DE VENTO

PARCERIA ENTRE MELNICK E GRUPO YASHAR TRAZ PANADERÍA DEL ESTE PARA O BAIRRO MOINHOS DE VENTO

Chegou ao Moinhos de Vento mais um Espaço Pop-up Melnick! Com operação recém-iniciada no último sábado, dia 15, a Panadería del Este é, assim como o bairro, um lugar aconchegante que está de braços abertos para receber a todos com muito sabor e afeto e que fica localizado junto ao plantão de vendas do mais novo empreendimento da Melnick: o Casa Moinhos. Não vão faltar motivos para visitar, passear e querer ficar cada vez mais nesse bairro que já é um dos mais queridos dos porto-alegrenses.

A proposta do mais novo projeto do Grupo Yashar é ter o café da manhã como carro-chefe, com a venda de pão artesanal fresquinho, produtos a granel, geleias caseiras, leite direto do produtor, dentre outras novidades. “A ideia é fazer com que as pessoas se sintam em casa, acolhidas por meio dos sentidos. Aqui, as pessoas vão sentir o cheirinho do pão sendo feito na hora e da lareira com a lenha queimando”, conta o empresário Matheus Rachewsky Fermann, sócio da Panadería del Este que está à frente do Grupo Yashar.

Além do mais, o local passa a atender uma demanda que, até então, estava desassistida pelo bairro, conforme o publicitário Antônio Costa Gama, outro sócio da operação e morador do Moinhos de Vento. “Sabemos o que falta para nós, que somos moradores daqui. Tanto as padarias tradicionais do bairro quanto as mais novas abrem às 8h ou às 9h. Agora, a Panadería vai dar a oportunidade para o pessoal, antes de trabalhar, passar aqui e tomar café às 7h da manhã”, destaca ele.

A operação gastronômica da Panadería del Este consiste ainda em ofertar alguns pratos na hora do almoço e, depois, na parte da tarde, servir lanches, sanduíches, quiches e empanadas. À noite, até as 20h, tem opção de happy hour e, aos finais de semana, haverá também uma parrilla à disposição. E, é claro, que a brasilidade tão presente no empreendimento Casa Moinhos não ia ficar de fora dessa iniciativa. “Estamos compondo um cardápio com opções de pratos brasileiros para combinar com a história que será contada no Casa Moinhos. Pensamos em trazer para cá duas opções: a feijoada, que é bem brasileira, e o tradicional arroz carreteiro”, antecipa Gama.

Mais que oferecer gastronomia de qualidade, a Panadería del Este se propõe a ser um lugar para encontrar amigos e reunir familiares, com amplo espaço, área ao ar livre e opções de lazer e entretenimento para todas as idades. “Vamos ter diversas ativações aqui, principalmente nos finais de semana, para a criançada ter recreação e brincar na rua. Teremos ioga, funcional, grupos de leitura, grupos de línguas”, descreve Gama. “Queremos que as pessoas entrem aqui e se sintam em casa, porque fazemos tudo com muito carinho, como se estivéssemos recebendo na nossa própria casa”, completa Fermann.

 

TRADIÇÃO E VALORES FAMILIARES

O prazer em receber pessoas em casa faz parte da essência familiar de Matheus Rachewsky Fermann e, consequentemente, do Grupo Yashar, atualmente composto por cinco operações gastronômicas – Chica Parrilla y Bar, Mureta Porto Alegre, Armazém Box 18, Marujo Marisquería y Bar e Panadería del Este –, além do projeto digital Matheus em Busca. “Minha família sempre esteve em volta da cozinha ou de uma churrasqueira ou de uma feijoada, quando era aniversário do meu avô na praia. Isso é uma coisa que sempre foi muito forte para mim e que sempre esteve ‘linkada’. Receber pessoas está ligado a comer bem”, acredita.

A escolha do Moinhos de Vento para a instalação da Panadería del Este também não foi por acaso e tem relação direta às raízes familiares do empresário. Nascido no Hospital Moinhos de Ventos e sendo os avós moradores do bairro desde que era pequeno, Fermann afirma ter uma conexão intensa com a região. “Vários dos meus lugares preferidos estão no Moinhos de Vento, do Parcão aos bares e restaurantes”, cita ele, que, junto com os sócios, sempre teve convicção de o bairro ser o lugar ideal para dar vida ao novo projeto.

“Eu, o Antônio e a Dora, que são meus sócios na operação, sempre vislumbramos o bairro. Algo que estava claríssimo para nós é que precisávamos da áurea do bairro, das pessoas caminhando nas calçadas e do charme dessa região. Nunca abrimos mão disso. Junto à proposta que recebemos da Melnick, foi amor à primeira vista. Sabíamos que aqui era o nosso lugar”, relata Fermann. “A relação com esse bairro é única e é para sempre. O Moinhos de Vento é nostálgico, é de verdade e é um bairro familiar”, define.

CONEXÃO DA GASTRONOMIA COM A ARTE E ARQUITETURA DO BAIRRO

Mais que um almoço ou jantar, as pessoas procuram atualmente experimentar novas sensações por meio da gastronomia. O interesse delas não se resume à comida ou ao lugar, mas às histórias daquele ambiente, ao processo de criação dos pratos, aos insumos e temperos que remetem a diferentes lugares do mundo. “Acredito que, hoje em dia, as pessoas não querem só uma refeição, elas buscam uma viagem no tempo ou para algum outro lugar. Acho que o design, a arquitetura e a gastronomia estão ligados nesse aspecto”, sugere Fermann. “Todas as minhas férias, eu brinco que não são férias, são só um momento em que saio com os meus próprios negócios para viajar. Sempre que estou viajando, busco referências, experiências e novas opções de gastronomia para trazer para o Brasil”, declara ele.

Seguindo a proposta de estilo minimalista e contemporâneo do Casa Moinhos, a Panadería del Este também buscou preservar os componentes, materiais e traços arquitetônicos do espaço. “Temos muita madeira, couro, ferro, lareira, fogo e essência. Esses são os elementos utilizados, que já são de uma casa antiga. Optamos por manter tudo isso ali. Deixar o foco nesses ambientes da casa”, evidencia Fermann. “Estamos trabalhando com móveis das nossas famílias, tentando manter ao máximo a originalidade da arquitetura.”

“A poltrona faz parte da minha história porque era da casa de praia dos meus avós, pessoas muito presentes na minha vida. Além disso, sou filho de arquiteto. Meus pais tinham loja de decoração e eu me criei ajudando a montar vitrines. Quando eu era criança, brincava de pegar os equipamentos de arquitetura do meu pai e rabiscar plantas, tentar inventar ali uma decoração de sala ou de apartamento. Então, a arquitetura também está muito presente na minha vida, tanto quanto a gastronomia. E agora ainda mais”, conclui o empresário.

SERVIÇO

Panaderia del Este

Endereço: Rua Hilário Ribeiro, 150

Horário: das 7h às 20h, de segunda a domingo

Instagram: @panaderia.del.este

ENTENDA O QUE SÃO OS ESPAÇOS POP-UP MELNICK

Há mais de 50 anos a Melnick deixa claro seu amor pela capital gaúcha com uma série de ações e projetos que fazem parte do movimento I Love POA. Nos últimos anos, uma novidade foi somada a essas iniciativas e um novo presente oferecido aos porto-alegrenses: os Espaços Pop-up Melnick.

A construtora e incorporadora inovou ao implementar a ideia de complexos gastronômicos e de lazer em terrenos onde serão erguidos empreendimentos da própria empresa. Esta ação dá vida aos espaços ao oferecer alternativas de diversão, bem-estar e convivência.

Essa iniciativa é mais uma demonstração do compromisso da Melnick em transformar o jeito de morar, trabalhar e conviver das pessoas. “Nossos projetos não impactam somente os clientes, mas toda a comunidade”, conta Leandro Melnick, presidente do conselho de administração da empresa.

Com a Panaderia del Este, no Casa Moinhos, são cinco Espaços Pop-up atualmente abertos em Porto Alegre. Os demais são o Pátio (Rua Prof. Cristiano Fischer, 1.440), o Alameda República (Rua da República, 574), o Alameda Marcílio (Rua Marcílio Dias, 394) e o Square Garden, food park itinerante (Rua Silva Só, 3).